Como Cuidar de Rosas do Deserto em Vasos

Nesse artigo você vai descobrir como cuidar de rosas do deserto em vasos para poder desenvolver uma planta bonita, saudável e cheia de flores.

A Rosa do deserto cujo nome científico Adenium obesum da família Apocynaceae, necessita de polinização manual para sua reprodução ou então o método de mudas.

Elas se adaptam facilmente ao clima seco e quente e consegue viver em lugares ensolarados. Essas plantas são encontradas também na Tailândia, desertos e na África.

como cuidar de rosa do deserto em vaso

como cuidar de rosa do deserto em vaso

As Rosas do Deserto não toleram terra (substrato) encharcado, por isso é altamente recomendado que os cultivadores de Adenium utilizem substrato com alto poder de drenagem, como por exemplo o substrato de fundo de rio. Isso para garantir que você tenha Rosas do Deserto saudáveis e floridas por muito mais tempo.

Como cultivar Rosas do Deserto em vasos

Preparação do vaso para plantas rosas do deserto

Use um vaso, pote ou bacia de preferencia mais raso com excelente drenagem.

Coloque no fundo pedras e tela plástica para que as raízes não cheguem a sair do vaso. Cubra com um pouco de areia, depois coloque húmus de minhoca e plante a rosa do deserto com uma mistura de areia grossa e terra, enchendo até a borda.

Depois de transferir a muda e acomodá-la, faça um morrinho na parte central e cubra com uma camada de pedrisco ou pedrinha de jardim. Isso vai fazer com que na hora de molhar a planta, não desmanche o formato e também para manter a umidade da planta.

Dicas Rápidas Para Cultivar Rosas do Deserto em Casa

1. Iluminação Ideal Para Rosas do Deserto

As rosas-do-deserto são plantas exigentes em luz. Elas devem tomar pelo menos seis horas de sol por dia, caso contrário não florescem ou florescem pouco.

2. Temperatura Ideal Para Rosas do Deserto

As Rosas do Deserto não gostam do frio. Em baixas temperaturas, seu metabolismo fica muito lento, dormente. Quando expostas ao frio, as folhas ficam amarelas e caem. Deixam de florescer, e se estiverem floridas as flores caem. Nestas condições, as regas devem ser bem espaçadas, até porque não vão aproveitar muito as irrigações.

3. Substrato Para Rosas do Deserto

O substrato para Rosas-do-deserto é bem específico, mas fácil de compor. Ele deve ser rico em potássio, fósforo e cálcio, leve e essencialmente bem drenante. No entanto, por ser um substrato drenável, é frequente a perda de nutrientes, que são constantemente lavados durante as regas e as chuvas, por isso adubações complementares são muito bem vindas.

4. Como Podar Rosas do Deserto

Não tenha medo de podar sua rosa-do-deserto. As podas são imprescindíveis para dar forma à planta e servem também para estimular as florações. Tenha cautela ao usar as podas para induzir o florescimento. Use como último recurso. Antes disso, melhore a adubação, dando mais atenção aos nutrientes citados acima.

5. Como Propagar Rosas do Deserto

A Rosa do Deserto pode ser propagada por sementes ou estacas. Se a opção for sementes, deixe-as de molho em água sem cloro para se hidratarem. O tempo mínimo na água é de duas horas. Pode também ser plantadas sem este tratamento, mas neste caso o tempo para germinação aumentará para 2 a 3 dias. O momento para o transplante é quando a mudinha estiver com 3 pares de folhas definitivas.

6. Como Regar Rosas do Deserto

A água deve ser usada com moderação na rega das rosas do deserto.

O excesso de água mesmo no verão pode causar o apodrecimento das raízes e matam a planta gradativamente.

Não é necessário regar todos os dias, somente quando a areia ou a terra em cima do vaso estiver seca.

7. Como Adubar Rosas do Deserto

Para uma adubação use um bom fertilizante orgânico a fim de alcançar um bom diâmetro de tronco e floração abundante.

Evite aplicar o adubo diretamente nas raízes e quando o substrato estiver completamente seco. Sempre regue antes, isso evita a queimadura das raízes e a queda de folhas.

8. Como Florir Rosas do Deserto

As rosas do deserto podem florescer ainda jovens com apenas 15 cm de altura.

O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono.

As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho.

DICA EXTRA:

Lançado o único Manual de cuidados de rosas do deserto e você pode adquirir sua cópia com desconto aqui.

Clique Aqui para adquirir sua cópia hoje mesmo e transformar sua rosas do deserto com as técnicas e segredos de cultivo do Manual completo.

Como Cuidar de Rosas do Deserto em Vasos
5 (100%) 93 votes
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.